Nexo Causal e Concausal na relação com o trabalho
- Filipe Quadra
- 15 de jan. de 2024
- 2 min de leitura

A compreensão do nexo causal e concausal desempenha um papel crucial para os recrutadores de Recursos Humanos. Isso porque a causalidade e concausalidade estão diretamente ligadas a processos trabalhistas, dessa forma, é extremamente importante que você tenha em mãos, uma avaliação psicológica de qualidade durante o processo de contratação e também, faça reavaliações dos seus colaboradores periodicamente. O nexo causal e o nexo concausal são termos utilizados principalmente no campo jurídico para se referir à relação de causa e efeito entre eventos.
Vamos explicar cada um deles:
1. Nexo Causal:
O nexo causal refere-se à relação de causa e efeito direta entre um evento (ou ação) e suas consequências. Em termos simples, é a ligação causal que estabelece que um determinado ato foi a causa direta de um resultado específico1. No contexto jurídico, a identificação do nexo causal é fundamental para determinar a responsabilidade legal de uma pessoa ou entidade em relação a danos causados.
Por exemplo, caso um funcionário seja diagnosticado com Depressão devido a condições de trabalho, isso pode ser considerado nexo causal.
2. Nexo Concausal:
O nexo concausal, por outro lado, refere-se a fatores ou eventos adicionais que contribuem para o resultado, juntamente com a causa principal2. Esses fatores não anulam a relação causal principal, mas atuam de forma simultânea ou combinada para produzir o resultado. No contexto jurídico, a presença de nexo concausal pode influenciar a atribuição de responsabilidade e a avaliação de danos3.
Por exemplo: Caso esse mesmo funcionário, devido a condições de trabalho, evolua seu quadro de doença já preexistente.
Novitzky, S. (2019). Causation and Contribution in Legal Contexts.
Rodrigues, J. M. (2020). "Perícia Trabalhista: Teoria e Prática."
Lima, A. (2021). "Analysis of Complex Causation Cases in Workplace Incidents."
Comentários